Nutrição

A correria dos dias atuais nos faz procurar por alimentos práticos, e com isso certos alimentos que deveriam ser opções para dias festivos acabam virando rotina em nossa mesa.

Junto com a pressa costuma vir o estresse, a preocupação e a ansiedade. Muitas vezes acreditamos que se trabalhamos duro o dia inteiro ou algo nos incomoda, somos “merecedores” de um prato recheado de guloseimas com doces e/ou frituras. O alimento passa a ser a recompensa de todos nossos males. Essa alimentação descompensada acaba gerando patologias como obesidade, diabetes, colesterol, hipertensão e outros, mas mesmo assim estamos tão acostumados que é difícil voltarmos aos nossos hábitos antigos.

Nessa hora é indispensável procurarmos apoio com um nutricionista, pois este trabalha ajudando a equilibrar as refeições, fazendo uma reeducação alimentar, incluindo de forma gradual alimentos saudáveis e o mais importante, sem que a pessoa necessite passar fome. Um planejamento alimentar se baseia no estabelecimento de hábitos e práticas relacionados à escolha dos alimentos, comportamentos alimentares e adequação do gasto energético (atividade física), que deverão ser incorporados a longo prazo, para manutenção do peso desejado.

Estar magro é mais saudável, mas desde que o emagrecimento tenha sido feito de modo correto e a saúde esteja preservada. De nada adianta emagrecer por conta de remédios, sopas e bebidas milagrosas se não acontecer uma mudança nos hábitos alimentares. Isso porque, na primeira semana sem os "amiguinhos" citados acima, o peso volta ou pode até dobrar. E o efeito sanfona (engorda, emagrece, engorda) é mais prejudicial do que manter-se acima do peso. Afinal, ter saúde e boa disposição é mais importante do que apenas perder peso.

Vale lembrar que não é necessário esperar surgir alguma patologia ou ficar acima do peso para procurarmos ajuda. Às vezes quando ficamos muito irritados, cansados e com dificuldade de concentração, nosso organismo já está avisando que algo está errado e que pode estar nos faltando os nutrientes necessários para mantermos uma qualidade de vida adequada.


Morgana Robinson
Nutricionista CRN5624

Nutrição
Agendar consulta

Agendar Consulta



Fechar
Cadastre-se
    Fechar
    Editar cadastro